quinta-feira, 17 de março de 2011

Deitar o lixo fora

Os Ecopontos


Jogar o lixo fora, ou melhor, deitar o lixo fora, é para mim uma experiência interessante em Portugal.
Tudo o que vi com o movimento da Eco92 sobre reciclagem e tudo mais, quando eu só tinha 9 anos de idade, se mostra realidade hoje em dia através dos Ecopontos.
Acabo de lembrar-me de um vídeo bonitinho sobre o lixo que assistia na TV Cultura nessa época.


Lá em São Paulo a gente até tentava separar o lixo, mas ainda não existe um coleta seletiva eficaz. Da minha casa até o ponto de coleta mais próximo de lixo reciclável levava 20 minutos de carro, ah, e sem trânsito (coisa rara nos dias de hoje).


Aqui em Lisboa como em outras cidades portuguesas, há pontos de recolha de lixo seletiva pertinho da casa de todo mundo. São os Ecopontos.
Achei um site interessante, O Meu Ecoponto, que ensina como separarmos o lixo, o que fazer pelo ecoponto mais próximo de sua casa e dessa maneira, agir com pró-atividade e cidadania.


Outro exemplo cinco estrelas é em Barcelona. Um sistema que poderia ser aplicado em Lisboa, São Paulo ou qualquer outra cidade do mundo.



Um comentário:

  1. É um longo caminho a percorrer. Ainda assim, em Portugal, apesar da evolução, ainda há muitas deficiências e interesses em jogo que "contaminam" as resoluções a este respeito.
    Muito curioso o sistema em Barcelona.
    E quanto ao outro vídeo, já começo a ser fã deste ratinho!!!
    beijinhos.

    ResponderExcluir

Os mais lidos