terça-feira, 1 de março de 2011

Deolinda - Parva que Sou

É sempre bom fazer referência à diferentes culturas, ainda mais quando estas são de países irmãos.
O grupo de fado Deolinda tentou misturar a cultura brasileira com a portuguesa.
Ao  ler a letra da música, até achei piada e fiquei feliz com a mistura.

Mas como eu disse, o grupo - tentou!
E errou feio quando quis fazer duas coisas que os portugueses ainda precisam aprender: humor e dançar.

Que me perdoem os fãs e toda a classe que se identifica com uma banda que estimula os jovens usarem como desculpa a recessão no país para ficarem na moleza e desistirem dos estudos e do trabalho duro (Parva que Sou).
Que me perdoem todos que entenderam a música (e o tom de ironia nela contida) melhor do que eu. Perdoem minha falta de "sensibilidade".
Que me perdoe o grupo os Deolinda.

Mas como a própria música diz, fado não é para dançar. E ver aquela "fadista" rebolando, fez-me pensar: parva que sou de perder meu tempo com Os Deolinda.

2 comentários:

  1. Obviamente que o desconhecimento, por parte do autor do post, da realidade lhe permite dar azo a tamanho dislate! Contudo, se herança temos de um passado comum é um fundamento religioso das nossas culturas. E digo "religioso", não "católico" porque podemos rejeitar a religião (as religiões, o religioso) das nossas heranças, mas não podemos rejeitar a matriz religiosa de nossas culturas. E parafraseio um conceito católico, cristão para ser preciso, invocando tudo aquilo que une as nossas Culturas: Perdoai-lhe, porque não sabe do que fala!

    ResponderExcluir
  2. Não morro de amores pelos Deolinda e ainda menos por esta música...mas não acha pretensioso dizer q os portugueses precisam de aprender humor e dançar???
    Porque é q os Brasileiros insistem em reduzir-nos aos Manuéis com bigode ou ao bacalhau (q nem sequer é português!!!)??
    Acha mais bonito gastarem-se milhões de reais a fazer um carnaval cheio de humor e dança e sei-lá-mais-o-quê quando abundam morros e fossos de desigualdade social nessas terras de Vera Cruz???
    O q me intriga,para resumir este desabafo, é o seguinte: se nós portugueses somos tão isto e tão-menos aquilo,porque quereis vós brasileiros para aqui vir??

    ResponderExcluir

Os mais lidos