sexta-feira, 4 de março de 2011

Por que os brasileiros vêm para cá?

Com tanta crise e com tantas dificuldades, muitas vezes me questionei o que estava (e continuo) fazendo aqui?

Tive muitas razões que me trouxeram até a capital de Portugal, como por exemplo, a vontade de viver em outro país, a proximidade do nosso idioma, a familiaridade com costumes que os portugueses que imigraram para São Paulo levaram para lá, relatos de amigos que moravam aqui e eram felizes.

E tenho mais razões para ficar: Lisboa me conquistou com seu ar puro, suas lindas paisagens, seu calmo ritmo de vida (comparado com minha realidade paulistana), sua hospitalidade e outros motivos que pouco a pouco compartilho neste blog.

Questionei-me a intenção de brasileiros que aqui conheci, tentei entender a realidade de cada um. Por que vieram e por que permanecem nesta terra?
Se Portugal já possui tantas diferenças regionais, tantas paisagens e comportamentos diferentes, com costumes típicos de norte a sul do país, imaginem o Brasil, um país que praticamente tem o tamanho de um continente?

Um mineiro, um goiano, um carioca e um paulistano reunidos parecem até falar línguas diferentes. 
Confesso que as vezes, preciso ter o mesmo nível de atenção para entender o sotaque de um mineiro, de um saloio ou de um angolano. Somos diferentes, com tantas coisas em comum.

E entre diferentes motivações que fizeram pessoas de culturas, realidades e perspectivas distintas atravessarem o Atlântico, chegarem aqui e assim permanecerem, está presente nos brasileiros que vivem neste país a vontade de mudar, de conhecer um  novo mundo e, de principalmente, melhorar de vida.

Uma ambição sincera, uma vontade de crescer, progredir. 
Uma atitude!

Menciono aqui os brasileiros, porque sou um deles e os conheço de perto; mas tenho certeza que essa vontade de progredir é o desejo comum de todo imigrante ou migrante em qualquer parte do mundo.
Quando vejo pessoas que vieram de tão longe, passarem por tantas dificuldades e mesmo assim, continuarem aqui; vejo a esperança de superarem essas adversidades, vencer os obstáculos que a situação económica e política do país se encontra e juntos com os portugueses que os acolheram, progredirem e levarem isso tudo para frente.

E como muitas outras pessoas que saíram de suas casas e decidiram fazer a vida por cá, o meu desejo mais sincero é ver Portugal ter uma atitude e vencer!


Por que? Porque amo essa terra.


Um comentário:

Os mais lidos