segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sightseeing tours. Hop on Hop off. Os autocarros turísticos de Lisboa.

Sempre que chego em alguma cidade que não conheço procuro pelo autocarros turísticos. Aqueles que são abertos em cima e passeiam pela cidade cheios de turistas felizes, são a minha primeira opção quando estou ainda perdida pela cidade.
Ironias da vida ou não, um dos meus trabalhos temporários em Lisboa foi com uma dessas empresas. Foi um trabalho extraordinário, pois tive a chance de conversar com turistas do mundo todo e ampliar bastante meus conhecimentos gerais, além de ter contacto com os hotéis que vendiam os bilhetes e com toda a logística desse tipo de transporte.

Como turista eu já indicava esses passeios e depois de trabalhar com esta empresa, indico mais ainda, pois percebi que é um trabalho bem feito. É um jeito rápido de se localizar e de conhecer uma cidade através de seus principais pontos turísticos. Ou seja, fotos bonitas dos pontos mais famosos que uma cidade tem a oferecer são garantidas. Depois do passeio, sempre fica mais fácil entender os mapas e “perder-se” pelas ruas e avenidas da cidade escolhida.

Aqui em Lisboa existem 3 empresas que realizam esse serviço de hop on hop off (onde é possível subir e descer do autocarro quantas vezes quiser durante o percurso):
CitySightseeing (Douro Acima)
Yellow Bus (Carristur)
City Line (Gray Line)

Os preços são convidativos se comparado a outras cidades europeias. Os bilhetes custam em média €15,00 e geralmente, valem para dois dias de passeio. 

A CitySightseeing e a Yellow Bus também estão presentes no Porto.

Infelizmente, na minha cidade São Paulo ainda não existem esses autocarros, mas aqui em Lisboa fiz o passeio mesmo morando na cidade. E vi muitos portugueses fazerem o passeio como uma forma nova de ver sua própria cidade.

Nosso amigo nm.fm comentou no post 10 Mandamentos para quem pensa em viajar, sobre estes autocarros, e eu concordo com ele, city tour sim, até para quem já conhece a cidade.
Afinal, uma cidade tão bonita como Lisboa, um passeio como estes é satisfação garantida.

* Só não recomendo fazer o passeio em dias de chuva ou de muito vento. Como os autocarros são abertos, sempre entra água nas poltronas. Nos demais dias, é só aproveitar e tirar muitas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os mais lidos