sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Galo de Barcelos. Símbolo de Portugal.


Um dos símbolos de Portugal é o Galo de Barcelos. 
Todas as lojas de souvenirs tem um galinho à venda, tornado-o uma das lembranças turísticas mais populares e procuradas no país. 
O que eu não sabia, é que como eu, muitos portugueses também não conheciam a lenda. Então deixo aqui, a famosa lenda que associa o Galo de Barcelos à sorte e à felicidade.
Esta é a lenda:
Há muitos séculos atrás um peregrino ia a caminho de Santiago de Compostela (Espanha) e foi acusado de um crime ao sair de Barcelos. Apesar de sua inocência e honestidade, foi incapaz de se defender satisfatoriamente e o juiz condenou-o à forca.
O peregrino voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos habitantes do burgo, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa exclamando: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Risos e comentários não se fizeram esperar, mas, pelo sim ou pelo não, ninguém tocou no galo.
O que parecia impossível tornou-se então realidade…
Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Neste instante ninguém mais duvidou das afirmações de inocência do condenado.
O Juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem com a corda ao pescoço, mas o nó laço impediu o estrangulamento. Imediatamente solto, foi deixado em paz.
Passados anos o peregrino voltou a Barcelos e fez erguer o monumento, o” Senhor do Galo”, em louvor a Virgem e a São Tiago.
Este monumento pode ser visto no Museu Arqueológico Municipal.
*Agradecimentos especiais ao Viver Portugal, de onde surrupiamos o texto acima.

4 comentários:

  1. Gosto muito do detalhe dos 'cortes' na crista do galo. Há exemplares tradicionais lindíssimos e agora até uns mais modernaços monocoloridos - a piscar o olho ao cool. Este é um 'must have': da versão tridimensional ao estampado nas toalhas de mesa. O curioso é que há bem pouco tempo ouvi a mesma lenda numa cidade espanhola...mas como não há souvenir para provar... (é como dizerem que o Santo António é de Pádua!!!! ahahahahahah)

    ResponderExcluir
  2. ganhei uma lembrança de portugal, era esse galinho .. achei legal

    ResponderExcluir
  3. sempre soube que o galo é um simbolo de portugal,mas não sabia a origem,agora que vi a lenda ,gostei.

    ResponderExcluir
  4. Amo Portugal e lá já vivi por seis anos.
    Presenteio um Galo de Barcelos, para todas as pessoas que me são queridas.
    Sempre que saio do Brasil, comeco pelo sentido inverso ao de Cabral.
    Portugal é inegavelmente um Centro mundial de Cultura.

    ResponderExcluir

Os mais lidos