segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vinho Verde. Um vinho único no mundo.

Pouco conhecia e ainda pouco conheço sobre um dos assuntos mais comentados no mundo gourmet: VINHOS.
Viver em Portugal ajudou-me imenso a conhecer e apreciar mais esse mundo tão rico. Bons vinhos a preços acessíveis (a partir de €2,00) são encontrados em todo lado e o hábito de beber vinho é realmente comum nas casas portuguesas.
Uma descoberta que tive em terras lusitanas foi o vinho verde. Conhecia vinho tinto, branco e rosé, mas verde não. E adorei!



Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal. Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o vinho verde é um vinho frutado, fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.

Assim o é descrito pelo CVRVV (Comissão de Viticultura de Vinhos Verdes). É possível saber mais sobre o este vinho único no mundo em Vinho Verde.
Uma curiosidade segundo o site, é que embora a sua exportação fosse ainda muito limitada, a história revela-nos, no entanto, que terão sido os «Vinhos Verdes» os primeiros vinhos portugueses conhecidos nos mercados europeus (Inglaterra, Flandres e Alemanha), principalmente os da região de Monção e da Ribeira de Lima.
Com o verão e esse calor por todo lado, um vinho verde bem fresquinho sempre sabe bem.
E é uma óptima prendinha para os familiares que estão no Brasil, pois esse vinho combina perfeitamente com o clima tropical.
Eu, que ainda estou a aprender sobre vinhos, gosto muito desse vinho verde.



 Mas aceito sugestões se souberem de outras boas descobertas que ainda tenho que fazer.

4 comentários:

  1. Cara Débora,
    boa escolha!! Um (bom) vinho verde é uma óptima companhia para muitas das refeições de Verão. Abs

    ResponderExcluir
  2. Vinho Verde Tinto bebido em malgas directamente das pipas ....é de beber e chorar por mais,acompanhado com broa de milho,presunto ,bacalhau ,posta de vitela mirandesa ou barrosã ,ou as chouriças da região do Minho!bem o melhor mesmo é comer e beber com moderação senão dos 50 passa para os 90.Boas degustações por essas cidades do Norte de Portugal onde se come do bom e do melhor!

    ResponderExcluir
  3. Quando ia muitas vezes ao Norte (Fafe, Guimarães, Braga...) bebi muito vinho verde branco. Agora raramente o faço, e só bebo se for muiiiiitoooo bom!

    ResponderExcluir
  4. Portugal é sem dúvida um excelente produtor de vinhos! :)

    ResponderExcluir

Os mais lidos