segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Casamento entre português e brasileira


Pesquisei muito sobre o assunto e tive dificuldade de encontrar relatos sobre o processo de casamento em Portugal. Por isso, esperei o meu casamento se concretizar, para contar aqui como tudo aconteceu.
Ao contrário do que li com outras brasileiras, o meu casamento foi muito tranquilo. E também muito rápido. Agendamos na conservatória de Lisboa em um dia e casamos no civil duas semanas depois.

Para uma brasileira casar com um português em território português é necessário apresentar alguns documentos. Eu vou contar o que  EU tive que apresentar, até porque, tive divergência nas informações em duas conservatórias diferentes, em Lisboa e em Oeiras, e também em diversos sites, como o Portal do Cidadão e o Consulado do Brasil em Lisboa.

Como já tenho o Estatuto de Igualdade e consequentemente, o Cartão do Cidadão, tive apenas que apresentar o Cartão do Cidadão e minha certidão de nascimento original, devidamente reconhecida em cartório e autenticada pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo. É importantíssimo lembrar que essa certidão de nascimento só vale por 6 meses da data de emissão, portanto, se você pretende se casar, providencie isso o mais rápido possível no Brasil ou peça para alguém te enviar o quanto antes, porque depois dos 6 meses, ela perde a validade.
Eu não sabia, mas você pode pedir no cartório para inserirem na sua certidão de nascimento que é solteira, ou melhor, que não consta declaração de casamento no seu registro. Se esse for o caso, obviamente.

Perguntei na conservatória, como seria casar, caso eu tivesse apenas o Título de Residência. Disseram-me que bastava apresentar o título e a certidão de nascimento, entretanto, o processo demoraria uns 4 meses, pois eles precisam averiguar se a pessoa vai casar de verdade ou se é uma forma de permanecer no país. Também ouvi um inspetor do SEF relatar um caso de visitarem a casa dos noivos para confirmar se aquela relação entre brasileira e português era falsa ou verdadeira.

No Portal do Cidadão, no Consulado do Brasil e até na Conservatória de Oeiras, foi-me solicitado uma declaração de que a cidadã brasileira seja solteira. O processo para isso está neste linkdo Consulado do Brasil em Lisboa. O engraçado é que na Conservatória de Lisboa ninguém me pediu esse documento e portanto, não precisei gastar dinheiro e tempo com isso. A Conservatória de Lisboa tem ciência que no Brasil não existe um documento formal para afirmar a capacidade matrimonial de um cidadão, por isso, eles não o pedem. Mas em outros lugares, como em Oeiras, me pediram.

Os custos do meu casamento foram na Conservatória de Lisba (120,00€), no cartório em São Paulo para pedir minha certidão de nascimento autenticada e no Consulado de Portugal em São Paulo para legalizarem (autenticarem) minha certidão de nascimento. Já não lembro quanto gastei em São Paulo em Janeiro deste ano com o cartório de lá, mas lembro que paguei R$140,00 para legalizar minha certidão de nascimento autenticada no cartório de São Paulo. O Consulado Geral dePortugal em São Paulo tem os procedimento para pedir a legalização de documentos. Eu paguei um pouco mais porque solicitei o envio da minha certidão de nascimento para Portugal.


E agora, com minha certidão de casamento em mãos (e aliança no dedo) devo fazer o Registro do Casamento no consulado brasileiro. Ainda não o fiz, mas quando fizer, conto para vocês.
Boa sorte a todas as brasileiras, que como eu, encontraram o amor em Portugal.

167 comentários:

  1. Então muitos parabéns pelo seu casamento,que sejam felizes .

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns e muitas felicidades.

    Será que eu poderia te pedir um favor? Sou brasileiro, professor universitário, casado e (por enquanto)sem filhos. Estou pensando seriamente em me transferir para uma universidade pública portuguesa. Minha motivação é a experiência de morar e trabalhar na Europa. Mas a minha principal indecisão está no fato de que o salário inicial de um professor universitário em Portugal é 2930 euros brutos (que caem para 2000 euros após descontar imposto de renda e INSS). Convertendo isso para reais é bem menos que o salário de um professor universitário federal no Brasil. Sei que não é esse o tipo de conta a se fazer e que há muito mais coisas envolvidas. Mas gostaria de te pedir, por favor, para você me dizer se é possível viver confortavelmente em Lisboa com esse salário. Incluindo aluguel, alimentação, enfim, todas as contas de um casal, além de algum lazer. Desculpe o longo comentário, e desculpe estar te pedindo isso, mas não estou conseguindo encontrar informações confiáveis na internet.

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, não sei se vc já foi ou ainda está no Brasil mas te asseguro que com 2000 euros vc leva uma vida super bem em Portugal muito melhor de que se vc ganhasse 5,000, 00 ou mais no Brasil...Eu vivo em São Paulo capital, ou seja, entre São Paulo e Lisboa e posso te assegurar...quem me dera galgar em euros ainda que fosse 1500 euros rsrs Até mais...Olha que entrei na página para ler o comentário da colega que se casou...!!

      Excluir
    2. Olha n tem mto tempo que to em Portugal um ano e meio por ai, mas de certeza com esse salario vc tem vida de rei aqui. E td mto barato e tem otimas opcoes de lazer. Amo

      Excluir
    3. Olha n tem mto tempo que to em Portugal um ano e meio por ai, mas de certeza com esse salario vc tem vida de rei aqui. E td mto barato e tem otimas opcoes de lazer. Amo

      Excluir
    4. Olá, tudo bem? Eu sou brasileira e estou com o meu namorado português em Portugal. Teria algum problema ficar mais de 3 meses até a regularização do casamento? A fiscalização é rígida? Grata.

      Excluir
    5. Olá tudo bem.não tem problema algum é só você não se meter em confusão, caso contrário de boa.a fiscalização não é severa assim. Morei em Portugal por 4 anos ilegalmente me casei aí é deu tudo certo. Não se preocupe vai dar tudo certo pra você. Desde já parabéns pelo casório.

      Excluir
    6. Olá tudo bem.não tem problema algum é só você não se meter em confusão, caso contrário de boa.a fiscalização não é severa assim. Morei em Portugal por 4 anos ilegalmente me casei aí é deu tudo certo. Não se preocupe vai dar tudo certo pra você. Desde já parabéns pelo casório.

      Excluir
    7. Não tem problema algum, só você não se enfiar em confusão. Eu morei em Portugal por 4 anos, ilegalmente me casei aí.vai da tudo certo pra você também, desde já parabéns pelo casório.

      Excluir
    8. Olá tudo bem.não tem problema algum é só você não se meter em confusão, caso contrário de boa.a fiscalização não é severa assim. Morei em Portugal por 4 anos ilegalmente me casei aí é deu tudo certo. Não se preocupe vai dar tudo certo pra você. Desde já parabéns pelo casório.

      Excluir
  3. Olá Fábio,
    É possível viver com 2000 euros, confortavelmente em Lisboa sim.
    Faça assim, mande-me um email que te escrevo mais detalhes.
    Meu email pessoal é: dmidori@gmail.com
    Obrigada por visitar o blog e conte conosco no que for necessário.
    Um abraço.
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Débora! por favor sabe me dizer se eles pedem a declaração de solteira? ja vivo a um ano com meu namorado , entre Londres e Funchal , sabe se vou precisar de declaração de estado civil consolidada, o meu namorado mora em Londres , fiquei la 5 meses e depois mais 4 no funchal agora vamos nos casar , sabe algo sobre eu ir com ele para Londres? grata beijinho

      Excluir
  4. Debora, obrigado pela atenção.
    Acabei de enviar o email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo ocorra bem,eu também em breve vou ter o prazer de conhecer esse lindo país,onde reside meu noivo e estou muito feliz,vou levar todos documentos cabível,um abraço a todos👄

      Excluir
  5. Olá Débora,

    Muitos parabéns e felicidades sempre.....
    Muito obrigada pela informação. Estou noiva e gostaria de marcar o casamento
    para o dia 10/02/2013. Pode por favor indicar o cartorio em Lisboa?
    Peço desculpa incomodar mas fiquei muito mais calma depois de ler toda a sua informação :D
    Beijinhos e sucesso para a nova etapa

    ResponderExcluir
  6. Olá Sarah,
    Obrigada por visitar os Bules e fico feliz que as informações tenham ajudado.
    Por favor, escreva-me no dmidori@gmail.com que terei todo gosto em ajudar no que puder.
    Um abraço.
    Debora

    ResponderExcluir
  7. Acabei de me casar com uma brasileira com nacionalidade portuguesa, não temos intenção de morar em Portugal, mas iremos lá constantemente para visita familiar, com o casamento tenho direito a algum documento que facilite minha entrada em Portugal.
    Agradeço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcelo,
    Primeiramente, muito obrigada por visitar os Bules.
    O melhor é perguntar diretamente no Consulado de Portugal, pois eles possuem todas as informações corretas (e atualizadas, o que é mais importante) para saber se você pode ou não pedir cidadania portuguesa.
    Eu entrei no site do Consulado de Portugal em São Paulo e vi que há várias situações que dão direito a cidadania portuguesa. Quem sabe você se encaixa em alguma delas.
    Veja no link Perguntas Frequentes, lá tem muita coisa bem explicadinha.

    O link é http://www.consuladoportugalsp.org.br/

    Eles sempre foram atenciosos comigo e por telefone também costumam orientar as pessoas. Liga lá: (11) 3084-1800.

    Espero ter ajudado. E se precisar de algo mais, pode escrever no meu email pessoal: dmidori@gmail.com

    Um abraço.
    Debora

    ResponderExcluir
  9. olá,mas como se faz para o imigrante brasileiro que entra em portugal conseguir o Estatuto de Igualdade e o Cartão do Cidadão? explique-me por favor? e quanto custou o casamento no civil e as alianças ao todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, como tenho experiencia com o estatuto posso te dizer: primeiro deve se matricular no consulado brasileiro, la te passarão um impresso para preencher solicitando o estatuto (que é gratuito) esta solicitação você vai entregar no Cnai dos anjos e ai aguardar pela carta que chega em tua morada apos seis meses dizendo se te foi concedido o estatuto ou não. junto a este pedido, deve entregar no Cnai fotocopia da sua residência valida

      Excluir
  10. Olá, boa tarde, tb sou brasileira e estou morando aqui em Portugal, no Porto faz 4 anos. Mas estou ilegal, não era minha intenção casar-me só para legalizar, mas como a nossa relação foi se estruturando, hj estou convencida de que ele é o amor da minha vida, a pessoa que quero ao meu lado por muitos anos, mas ainda n sei como fazer para me casar. Preciso de outro documento além da certidão de nascimento e passaporte? Obrigada e parabéns pelo blog, felicidades eterna nesta relção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1.  O que ocorre é o seguinte: "Ninguém pode ser impedido de se casar"  Entretanto, se o casamento estiver sendo realizado de má-fé, ou seja com o objetivo de obter visto isto poderá se configurar como crime e todos os envolvidos serão punidos.


                         A solução seria um casamento por procuração, mas mesmo assim a entrevista se faz necessária, entretanto se a intenção é verdadeira, ou seja, existe  uma real relação amorosa e o casal pode provar através de um advogado ou por ele próprio, o SEF ou qualquer outro departamento de estrangeiros não poderá impedir o casamento.


      As regras para o casamento entre ou com cidadãos estrangeiros são as mesmas que se aplicam ao de dois portugueses, devendo, no entanto, os noivos estrangeiros entregar um certificado de capacidade matrimonial passado pelas autoridades competentes do seu país de origem. Além desse certificado, os nubentes estrangeiros deverão apresentar igualmente uma certidão de nascimento, o título ou autorização de residência e o passaporte ou documento equivalente.
       
      A substância e os efeitos das convenções antenupciais e do regime de bens, legal ou convencional, são definidos pela lei nacional dos nubentes ao tempo da celebração do casamento. Não tendo os nubentes a mesma nacionalidade é aplicável a lei da sua residência habitual comum à data do casamento e, se esta faltar também, a lei da primeira residência conjugal. Se for estrangeira, a lei aplicável e um dos nubentes tiver a sua residência habitual em território português, pode ser convencionado um dos regimes previstos na lei portuguesa.
       
      Perante a lei portuguesa, ambos os cônjuges conservam a sua nacionalidade de origem. O casamento por si só não atribui a nacionalidade, contudo, a pessoa estrangeira casada há mais de três anos com um cidadão português também poderá adquirir essa mesma nacionalidade.

      Impedimentos legais ao casamento:
      1Idade inferior a 16 anos (necessita de por escrito dos pais).
      2Demência comprovada.
      3Existência de um casamento anterior não dissolvido.
      4Parentesco e afinidade em linha recta (pais e filhos ou entre sogros e genros ou noras).
      5Parentesco no 2º grau da linha colateral (entre irmãos) e parentesco de 3º grau na linha colateral (entre tios e sobrinhos) que carece da autorização do tribunal.
      6Alguém que tenha sido anteriormente condenado por homicídio ou por tentativa de homicídio do cônjuge da pessoa com que pretende casar.
      7Não observância do prazo internupcial (180 dias para os homens e 300 dias para as mulheres) no caso de divorciados.
      O fato de estar ilegal não é impedimento de realizar o casamento

      http://balcaounico-advogado.com/ patrocina os seus clientes na obtenção do documento nessários para a relazação do seu casamento visite-nos ou envie-nos um e-mail
       
      Na eventualidade de ter alguma d contacte-nos via e-mail: maia-serrano@hotmail.com ou telefone
      22 9351510

      Excluir
    2. Você está no Porto há 4 anos ilegal? Pode me dizer como você conseguiu emprego estando ilegal?
      Conheci uma pessoa pela Internet e vim para Porto apenas para ficar com ela. Mas vim como turista e não consigo contrato de trabalho pois meu visto não me permite trabalhar, mas estou numa situação ruim e já estou considerando a hipótese de trabalhar ilegalmente. Pois estamos namorando e não posso voltar para o Brasil sem ela. Pode me ajudar com isso?
      Obrigado.

      Excluir
    3. bom dia lucas,pois e a grande barreiara q enfrentamos aqui e....precisamos de visto p trabalhar,precisamos d trabalho p ter visto,e uma confusao q nao sabemos por onde começar,ninguem quase ninguem da emprego p quem nao tem visto,p nao ter o trabalho d elegalizar a pessoa,porq e muito complicado,essa pessoa q vc ta nao pode casar?caso nao queira casar,podem atestar convivio d uniao estavel,sendo ambos solteiros ou divorciados a 2 anos....

      Excluir
    4. Cheguei há 3 anos em Portugal. Fiquei quase 1 ano ilegal, neste meio tempo trabalhei e casei. Para casar estando ilegal a pessoa tem que ir a uma Conservatória que permita tal coisa, pois algumas permitem, outras não, isso depende do Juiz. O que eu fiz? Liguei para umas 6 até encontrar uma que aceitasse casar uma imigrante ilegal com um cidadão português. Foi fácil. Os documentos foram os mesmos mencionados pela autora do blog, só discordo no que diz respeito a documento atestando o estado civil no Brasil. Isto costuma vir na Certidão de Nascimento (tirada no máximo há 6 meses), porque se você já foi casado no Brasil, o trâmite é um pouco diferente. Mas basicamente foi a certidão de nascimento ( tem um nome específico para a certidão de nascimento que indica o estado civil da pessoa no Brasil), atestado de nacionalidade, atestado de residência emitido pela junta de freguesia onde moro, passaporte (não me lembro se precisei de nif e niss, pois já tinha) e documentos do meu noivo (cartão de cidadão, certidão negativa das finanças, recibos de ordenado dos ultimos 3 meses e só). Depois foi marcar... durante a semana é bem mais barato que de sexta ao domingo e se for em uma Conservatória em uma cidade grande é bom marcar com antecedência ( normalmente estas de cidades grandes não casam pessoas ilegais, te aconselho a buscar em cidades pequenas ou vilas ). Boa sorte! É só ligar e perguntar, na boa: vcs casam um cidadão brasileiro ilegal com cidadão português? Se sim, pergunte quais são os documentos, horário que pode ir marcar o casamento e seja feliz! Com o SEF depois não se preocupe, tudo corre bem.

      Excluir
    5. Ola, vc pode dizer onde é essa conservatória? Já ajudava a nao passar pelo mesmo processo de procurar. :D
      Muito obrigada

      Excluir
    6. Também queria saber onde é essa conservatória...

      Excluir
    7. casei na conservatória de lisboa e foi bem tranquilo, outra de benavente me pediu atestado do estado civil, foi bem burocrático e desgastante, até que decidi ir noutro conservatório e casei tranquilamente e estava ilegal há 9 meses.

      Excluir
  11. Agradeço pelas visitas e deixo aqui meu email pessoal. Terei todo gosto em orientar no que estiver ao meu alcance, por isso, peço a gentileza que me escrevam neste email: dmidori@gmail.com

    Assim, posso responder da melhor forma, mantendo vossa identidade anônima da mesma maneira.
    Um abraço. Debora

    ResponderExcluir
  12. OII,sou brasileira, estou na Alemanha e vivo com um portugues a 11 anos e este ano queremos casar em Portugal. Estivemos no País de férias em outubro passado, fomos no cartorio de registros e me pediram somente a certidao de nascimento original e declaracao de que sou solteira,( sou divorciada no Brasil), e passaporte, no caso o meu é italiano, e mais nada. Será só isso mesmo que necessita?? acho estranho...

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo casamento. Mas, se vive em Portugal? por que transcrever o casamento no brasil? Tem a ver com o passaporte? um abraço da R.P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola R.P
      O Casamento e transcrito no Brasil par ter validade ça tambem,ou seja ela fica casada aqui e la...e tambem para o marido ter livre acesso no Brasil,como um cidadao brasileiro,mais ou menos isso...digo por opiniao propria.
      Bjs
      E parabens,Debora pelo blog!

      Excluir
  14. Parabéns pelo casamento.Também encontrei aqui em portugal meu amor,estamos planejando o casamento,me explique como posso obter a certidão de nascimento,sou brasileira?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, sendo um casamento homoafetivo as regras são as mesmas? Sendo que namoramos a quase 3 anos, vim de férias e fui ficando por cá, agora encontro-me ilegal. Possuo apenas número de contribuinte. Posso me casar estando ilegal?

    ResponderExcluir
  16. BOA NOITE!!!


    VOU CONTAR MINHA HISTORIA E DEPOIS AS DUVIDAS.
    SOU NOIVA DE UM PORTUGUES QUE MORA NA FRANCA HA MAIS DE 40 ANOS E NOS NOS CONHECEMOS HA QUASE DOIS ANOS, ELE VAI P BRASIL E EU VENHO AQUI P FRANCA, SO QUE CONSEGUI UM VISTO DE ESTUDANTE NA EMBAIXADA DA FRANCA NO BRASIL E ESTOU FAZENDO CURSO DE FRANCES NA UNIVERSIDADE AQUI DA FRANCA OU SEJA ESTOU LEGAL AQUI ATE O DIA 07 DE JULHO, MAS MEU VISTO SO VALE AQUI P FRANCA E PARA CASAR AQUI é MUITO COMPLICADO E MESMO ASSIM ELE é DE PORTUGAL. A FAMILIA TODA MORA LA E QUERIAMOS CASAR LA.
    GOSTARI DE SABER DE VC QUE JA PASSOU POR TODO ESSE PROCESSO O SEGUINTE:
    QUAIS FORAM OS DOCUMENTOS QUE VOCE PRECISOU PARA CASA??? E SE VC SABE SE POSSO DAR ENTRADA NOS DOCUMENTOS PELO CONSULADO DE PORTUGAL AQUI NA FRANCA;

    OUTRA DUVIDA: A PRIMEIRA VEZ QUE CONSEGUI INFORMACOES SOBRE DOCUMENTOS ME INFORMARAM QUE SO PRECISAVA DA CERTIDAO DE NASCIMENTO VALIDA POR 6 MESES E CERTIDAO DE SOLTEIRA E PASSAPORTE VALIDO POR 6 MESES. MAS N SABIA Q TINHA Q IR AO CONSULADO PORTUGUES NO BRASIL PARA AUTENTICAR MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO.
    COMO SE FAZ ISSO. UMA VEZ QUE MINHA IRMA QUE TA NO BRASIL TA PROVIDENCIANDO MEUS DOCUMENTOS. ELA TEM QUE IR AO CONSULADO PORTUGUES NO BRASIL???
    POR FAVOR ME TIRE ESSA DUVIDA POIS SO TENHO ATE DIA 17 DE ABRIL PARA CASAR PQ DEPOIS PASSA DOS 3 MESES QUE TENHO DIREITO A FICAR AQUI E MEU VISTO DE ESTUDANTE SO VALE AQUI P FRANCA.
    DESDE JA, AGRADECO
    PATRICIA NASCIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, estou casando segunda feira commum portugues aqui em Portugal. Os documentos que exigiram foi, passaporte atualizado, certidao de nascimento, declaracao de solteira retirada no cartorio de registro do nascimento no Brasil, Declaracao da policia federal de que nao tem passagem pela policia, (declaracao de bons atecedentes criminais) , identidade, todos os documentos com menos de 6 meses e registrados no consulado portugues no Brasil, caso contrario nao tem validade. Dpois aqui em Portugal, ir no consulado brasileiro e tirar uma declaracao de nacionalidade, levando identidade, passaporte, certidao de nascimento original. Esse documento no consulado leva ate 10 dias para ficar pronto. O cartorio de Registros para casar e rapido, levando todos esses documentos. Boa sorte.

      Excluir
  17. Olá,
    Meu nome é Carla vou me casar esse ano com um português e gostaria de saber se é necessário autenticar o certidão de nascimento original no cartório do Brasil quando a pedimos antes de enviar para o consulado? ou autenticar a cópia e enviar também.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, todo documento brasileiro para valer em Portugal deve ser registrado no consulado Portugues no Brasil, e vice-versa.

      Excluir
  18. Eu também vou-me casar com uma brasileira linda, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Pode me informar sobre os procedimentos? Beijinhos meu email. Gihkaiser2@gmail.com

      Excluir
  19. Olá! Parabéns pelo Blog.
    Estou com um situação parecida com a que vc teve, vou mim casar e também mim pediram esse certificado de capacidade matrimonial, nunca se quer tinha ouvido falar em tão certificado, moro em Loures mas em qual conservatória vc se casou em Lisboa, queria evitar de ter que mandar vir mais documentos do Brasil e gastar ainda mais.

    ResponderExcluir
  20. Ola
    primeiramente quero desejar parabens e felicidades pelo casamento.
    parabens pelo seu blog e sua vontade de ajudar as pessoas com duvidas.
    sou Brasileira e pretendo me casar brevemente com um portugues em portugal mesmo.
    Queria que vc me explicasse uma coisa,eu morava antes em Manaus,mais o consulado portugues fica em Sao Paulo e eu nao tenho nenhum parente ou amigo em SP para me enviar os documentos eu posso pedir pelo site do consulado os doc nescessarios e eles me enviam para portugal?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Ola, sou brasileira, divorciada e como voce encontrei o amor em Portugal ja estamos juntos acdois anos e pretendemos oficialiar a uniao e nao sej por onde comecar domo voce casou em Portugal ja sabe como proceder.... o meu amor disse que tenho que ter uma declaracao que sou solteira, ja enviei pra ele a certidao de divorcio mas esta complicado..... porque nao moro em Portugal e sim no Brasil. E ele mora em Lisboa, e fazemos assim ele vem para o Brasil passa uns dias aqui e nas nossas ferias vou pra Portugal, ainda como convidada dele.... se puder me ajudar vou ficar muito feliz meu e-mail e anaclaudia_109@hotmail.com, estou pesquisando e aqui em Belem/Para tem. Consulado portugues. Mas ainda nao fui e como trabalho viajando (funcionaria publica) qunado voltar vou la tambem mas se voce puder me ajudar agradeceria....
    Obrigada Ana Claudia

    ResponderExcluir
  22. Estou noiva de um português, eu moro no Brasil, ele esta tentando arranjar emprego coitado, para podermos casar... Estou achando meio difícil, as vezes desanimo...eu conheço Lisboa e não vejo a hora de ir pra la... A burocracia me assusta..
    Para você amiga muitas felicidades...eu por enquanto estou rezando pelo emprego dele...
    bjnhsss

    ResponderExcluir
  23. Boa sorte, eu vou ter que esperar... ele esta sem emprego...

    ResponderExcluir
  24. tb me casei aqui em portugal... há 3 anos. Logo obtive autorização de residência e agora já posso dar entrada na minha nacionalidade.
    acho que quem pretende vir para cá agora, deve pensar bem.... o empregos não estão fáceis de conseguir. Eu, felizmente, tenho trabalho... mas meu marido, que é português está desempregado. Mesmo assim gosto muito de viver aqui!
    Estive no Brasil no inicio do ano, mas resolvi voltar para Lisboa... o estilo de vida aqui em portugal é totalmente diferente...mais segurança, principalmente... sou de SP e senti a cidade muito violenta e fiquei muito assustada, tirando que os preços de tudo estavam abusivos. Gostava de voltar a viver no Brasil, mas vou deixar mais pra frente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao acho que seja tao coomplicado assim... eu amo portugal morei ai 13 anos e vou voltar em março, estou no brasil, tenho uma saudade tremenda de tudo ! nao sei como estou aguentando tudo isto aqui.. este pais esta terrivel ! nunca penssei que seria deste jeito , e ainda me sinto feliz de nao ter sido roubada ! estou a morrer de anciedade em março volto cheia de alegria com meu portugues que tambem ja nao aguenta isto aqui, vou casar tambem... espero que seja feliz como eu era ai :) beijoss

      Excluir
  25. Ola pessoal, espero que alguem possa me ajudar, sou Brasileira, divorciada e vou me casar com Portugues em Portugal,gostava de saber quais od documentos necessários para essa realização,pois,vou a Portugal como turista e não sei exatamente quais as providencias tomar nesse sentido.
    Agradeço a atenção e aguardo uma resposta.
    BETH

    ResponderExcluir
  26. boa tarde,1º parabens...entao se eu tiver o titulo de residencia,mas a certidao de nascimento eu posso me casar e isso?mesmo q demore os 4 meses p ele averiguarem,como vc disse...mas e a certidao simples,ou tenho q fazer uma 2ª devidamente reconhecida e blablabla?

    ResponderExcluir
  27. Sou brasileira e vou casar com um português, pretendemos casar em maio de 2014, só que eu sou divorciada há 17 anos e ao casar o Forum ficou com a certidão de nascimento e forneceu a certidão de casamento, que já está averbada porque sou divorciada, mas tambem tenho outra situação de viúva porque meu ex marido já faleceu há 12 anos, o que faço e moro no nordeste e nasci no Rio de Janeiro (caso seja obrigatório o registro de nascimento), queremos casar em maio para ser nessa data preciso dar entrada nos tramites quanto tempo antes? e posso casar em cartório da cidade do meu namorado ?, obrigada e felicidades. favor mande resposta para meu email ,,, claudia_valeria1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Necessito de ajuda urgente!!!! Pelo amor de Deus.

    Sou brasileira e me casei no Brasil em 2010 com um cidadão português (ele enviou-me uma procuração) para eu poder ter visto de permanência em Portugal, (nunca moramos juntos). Hoje eu moro em Portugal, estudo e trabalho com visto de permanência temporário. Agora em fevereiro de 2014 gostaria de fazer o divórcio.

    As questões são as seguintes:

    1 - Poderei fazer o divórcio em Portugal?
    2 - Continuarei com o meu visto de residência em Portugal e terei como tirar o visto permanente depois de divorciada?
    3 - O cidadão português terá de se deslocar ao Brasil para fazer o divórcio, se fizer o divórcio aqui ele poderá tirar o passaporte brasileiro mesmo depois de divorciado? Vamos nos divorciar pois, completaremos 3 anos que estamos casados e queremos ficar livres para seguirmos nossas vidas.

    Agradeço desde já pela atenção

    ResponderExcluir
  29. Oi, olba nao sei como funciona em Portugal, mas meu irmao veio casado do Brasil com uma brasileirra, ja namoravam a muitos anos no Brasil, portanto nao foi casamento por documento, porem dpois de 10 anos juntos, 2 filhas, o casamento acabou e fizeram divorcio na Alemanha, registrado no consulado Brasileiro de Munique, porem no Brasil nao teve nenhuma validade. Assim sendo, eles tiveram que fazer novo divorcio no Bfasil para seguirem suas vidas separados.

    ResponderExcluir
  30. ola debora meu nome e filipe sou portugues minha namorada e brasileira ta em estado ilegal em portugal com o sef doido para a mandar embora eu gostaria de saber o que fazer em portugal e o que preciso para ela casar se com migo aqui em portugal..obrigada


    filipe nobre

    ResponderExcluir
  31. ola, preciso de ajuda, gostaria de ajuda!! meu marido e portugues sou brasileira quero casar com ele no brasil mais nao sei nem por onde começar. o cartorio da minha cidade me pediu muitos papeis mais nao sei na verdade qual consulado tenho que ir com ele pra legalizar esse papeis ele e solterio e tenho um filho de 4 anos com ele. me ajuda porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola neste caso ja q vc e brasileira e vai casar la,o problema e os documentos dele,como cidadao nao brasileiro,realmente pedem um monte de papeis,se vc ja sabe exatamente o q lhe pediram fica mais facil,qdo queremos casar aqui em portugal,no spedem documentos carimbados pelo consulado portugues no brasil,aqui e o contrario p vc casar la,devera ir num consulado brasileiro em portugal,mas tbm tem ir num consulado portugues,sei porq minha amiga levou o portuga dela p casar em fortaleza e ele teve q ir nos 2,gastou um pouquinho p isso,e sem contar q qdo chegou aqui tiveram q prescrever o casamento pagaram 160,00 euros foi tipo p fazer valer aqui o casamento sabe....

      Excluir
  32. vc pode me dizer quais foram os documentos q lhe pediram?tenho uma amkiga q fez assim e posso lhe ajudar...mande p meu email rafaela.mirla@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá Deborah! Gostei muito de todas as informações. Eu moro no Brasil, sou cidadã portuguesa e meu marido é brasileiro. Gostaríamos de morar em Portugal mas parece tudo tão confuso. Se vc puder responder algumas questões pelo email que eu tive a liberdade de enviar. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  34. Olá me chamo Margareth meu noivo que é português mas moramos na Alemanha mas queremos nos casarmos em Portugal agora no fim do ano sou divorciada e ele também queria muito casar só no civil lá e o religioso lá no Brasil será se isso é possível? estou com muitas duvidas será se vocês poderiam me ajudar como devo proceder desde já muito obrigado.....

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal!
    Me chamo Amanda, sou brasileira e namoro um portugues há 02 anos, agora no fim de 2014 pretendo ir viver com ele em Portugal. Não tenho muito apoio da familia e de amigos, por isso queria ajuda de quem ja viveu essa experiencia, que possa partilhar comigo algumas informações burocráticas, como a documentação que tenho que levar para realizar o casamento e por onde começar.

    Agradeço a quem puder me ajudar.

    abraços

    ResponderExcluir
  36. Olá Deborah...sou brasileira e quero me casa com um português , porém não sei se posso pois ainda estou ilegal no pais , corro algum risco ao ir no cartório com a pessoa tentar resolver nossa situação? morro de medo de ter que ir embora e ficar longe do meu noivo.Se poder me dizer qualquer coisa de concreto agradeço.

    ResponderExcluir
  37. ola ,se alguem puder me ajudar eu agradeço,eu me casei com um portugues a mais de três anos ,vivi em espanha com ele que foi num consulado portugues em espanha que casamos,entao em espanha eu peguei a resdencia espanhola,mais infelizmente tive que vim para o brasil,minha mäe estava doente,näo pude voltar pra espanha mais pois nao tinha com quem deixar minha mae,entao venceu minha residencia espanhola,e eu esse ano quero ir a portugal visitar meu esposo com quem sempre mantive o casamento mesmo longe,mais para eu poder ir la gostaria de saber se posso pegar a minha residencia portuguesa estando no brasil?me ajudem o que devo fazer e onde ir?desde ja agradeço por uma breve resposta...

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde,

    Eu sou cidada brasileia a morar em Portugal, e meu noivo Japones vai vir aqui para se casar comigo. Telefonei para a Conservatoria de Mafra (minha morada e na Encarnacao) e la me disseram que preciso ter minha certidao de nascimento legalizada no Brasil.
    Eu nao tenho ninguem no Brasil. Meu pai mora aqui em Portugal, cidadao Portugues desde 2003, e minha mao mora em New Hampshire, USA. Nenhum dos dois e cidadao brasileiro e eu nao tenho familia la. Antes de morar em Portugal eu morar em Boston, MA.
    Gostava saber como posso ter minha certidao legalizada!
    Tenho procurado informacao, mas nao consigo encontrar nada.
    Eu nao tenho condicoes de viajar ao Brasil so para ter minha certidao de nascimento legalizada.
    Gostava de pedir informacao de como posso fazer!
    Muito obrigadinha desde ja! (^_^)
    Meu email e lolacarvajal35@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde,

    Eu sou cidada brasileia a morar em Portugal, e meu noivo Japones vai vir aqui para se casar comigo. Telefonei para a Conservatoria de Mafra (minha morada e na Encarnacao) e la me disseram que preciso ter minha certidao de nascimento legalizada no Brasil.
    Eu nao tenho ninguem no Brasil. Meu pai mora aqui em Portugal, cidadao Portugues desde 2003, e minha mao mora em New Hampshire, USA. Nenhum dos dois e cidadao brasileiro e eu nao tenho familia la. Antes de morar em Portugal eu morar em Boston, MA.
    Gostava saber como posso ter minha certidao legalizada!
    Tenho procurado informacao, mas nao consigo encontrar nada.
    Eu nao tenho condicoes de viajar ao Brasil so para ter minha certidao de nascimento legalizada.
    Gostava de pedir informacao de como posso fazer!
    Muito obrigadinha desde ja! (^_^)
    Meu email e lolacarvajal35@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicitar uma nova CN, pode ser por email no cartorio que foi registrada e entra no site do Consulado Português no Brasil tambem consegue resolver por email/site

      Excluir
  40. Bom dia, li várias postagens nesse blog e todos indistintamente têm algum tipo de dúvida sobre documentação exigida para casar em Portugal com estrangeiros. Enfim, sou Advogada no Brasil e já tive diversos clientes tanto Portugueses querendo casar no Brasil com Brasileira e vice-versa. Creio que posso ajudar a esclarecer todo o procedimento, meu email para contato é claudiaqueirozz@bol.com.br, estou à disposição. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  41. ola sou brasileira e estou noiva de um portugues já estou a portugal a um mês onde devo ir para dar entrada no casamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha esqueci de falar que tratei de tudo na conservatória da Expo e casei na conservatória de Picoas. Tranquilo e com muita simpatia do conservador.

      Excluir
  42. ola, meu none é malu, conhec um portugues pela internet, ficamos na paquera durante 10 meses, acabei indo pra Portugal, pra conhece-lo melhor, e tivemos muitas afinidades, ele esta desempregado e gostaria de vir ao Brasil pra trabalhar, moro no Brasil e tbm queremos nos casar, ele esta apaixonado assim como eu, o que devemos fazer pra concretizarmos nossos sonhos,.

    ResponderExcluir
  43. Olá, vou passar pela mesma experiência. Só que eu estou no Brasil e ele em Portugal. Será que podemos resolver os trâmites todos mesmo longe? Outra pergunta: demora muito?.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  44. SOU PORTUGUES CASEI COM UMA BRASILEIRA DE SP FOI MUITO FACIL PARA CASAR AQUI SO PRECISEI DE TIRAR UMA CERTIDAO DE CASAMENTO ONDE CONSTAVA O MEU DIVORCIO E UM REGISTO CREMINAL ESPERO QUE VOCE SEJA FELIZ QUANTO EU BJS

    ResponderExcluir
  45. Sou Portugues casei com uma brasileira aqu em sao paulo e foi muito facil so tive de tirar uma certidao de nascimento com a aberviacao do meu divorcio e um registo creminal esto para portugueses que casem no brasil. amiga espero que seja muito feliz como eu sou bjs

    ResponderExcluir
  46. O que percebo por mais informações, estamos ainda com dúvidas, queria que coloca-se os documentos necessários e onde ir, estamos querendo nós casar em Portugal agora em agosto, estamos juntos a três anos, mas não moro em Portugal ainda porque tenho emprego no Brasil como funcionaria pública, e o João teve que ir pra Argel a trabalho, como ambos estamos vivendo situações semelhantes em termos de trabalho, queremos consolidar a nossa união casando, por favor me indiquem quais documentos, já tenho a certidão de nascimento, falta essa documento que consta que posso casar, o reto já tenho, mande resposta para lacorte.anaclaudia@gmail.com aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  47. APOIO NA LEGALIZAÇÃO DE IMIGRANTES

    Se veio residir para Portugal podemos ajuda-lo a obter a sua Autorização de Residência e Número de Contribuinte e Assistência Médica.

    Tratamos de todo o tipo de documentação, visto ordinário, visto de curta duração, visto de fixação e residência, visto de trabalho e visto de turismo em todos os Consulados e Embaixadas. Realizamos também a autenticação de documentos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


    • Organização e formalização processual de vistos
    • Disponibilização de modelos e minutas
    • Autenticação de documentos
    • Legalização de Documentos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Consulados
    • Reconhecimentos de assinaturas

    Entre em contacto connosco e exponha a sua situação.
    Nós tratamos de toda a documentação necessária.

    Evite filas enormes e idas desnecessárias ao consulado e embaixada.
    Para mais informações, contacte-nos!

    lisboacriativa@gmail.com - 91 735 41 77

    ResponderExcluir
  48. APOIO NA LEGALIZAÇÃO DE IMIGRANTES

    Se veio residir para Portugal podemos ajuda-lo a obter a sua Autorização de Residência e Número de Contribuinte e Assistência Médica.

    Tratamos de todo o tipo de documentação, visto ordinário, visto de curta duração, visto de fixação e residência, visto de trabalho e visto de turismo em todos os Consulados e Embaixadas. Realizamos também a autenticação de documentos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


    • Organização e formalização processual de vistos
    • Disponibilização de modelos e minutas
    • Autenticação de documentos
    • Legalização de Documentos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Consulados
    • Reconhecimentos de assinaturas

    Entre em contacto connosco e exponha a sua situação.
    Nós tratamos de toda a documentação necessária.
    Evite filas enormes e idas desnecessárias ao consulado e embaixada.

    Para mais informações, contacte-nos!
    lisboacriativa@gmail.com - 91 735 41 77

    ResponderExcluir
  49. APOIO NA LEGALIZAÇÃO DE IMIGRANTES

    Se veio residir para Portugal podemos ajuda-lo a obter a sua Autorização de Residência e Número de Contribuinte e Assistência Médica.

    Tratamos de todo o tipo de documentação, visto ordinário, visto de curta duração, visto de fixação e residência, visto de trabalho e visto de turismo em todos os Consulados e Embaixadas. Realizamos também a autenticação de documentos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


    • Organização e formalização processual de vistos
    • Disponibilização de modelos e minutas
    • Autenticação de documentos
    • Legalização de Documentos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Consulados
    • Reconhecimentos de assinaturas

    Entre em contacto connosco e exponha a sua situação.
    Nós tratamos de toda a documentação necessária.
    Evite filas enormes e idas desnecessárias ao consulado e embaixada.
    Para mais informações, contacte-nos!
    lisboacriativa@gmail.com - 91 735 41 77

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me ajudem em uma duvida.sou noiva de um português e estou em portugal a 28 dias como turista.queremos nos casar antes de terminar a data de 3 meses do visto.me ajudem no que devo fazer.e se assim que me casar posso continuar aqui em portugal não quero voltar por agora para o brasil.me ajudem .obrigado.

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde,

    Seu post me ajudar a tiras varias duvidas que tenho, sou noiva de um português que vive no brasil ha 3 anos. Estamos desejando ir viver pra Portugal no final do ano, porem tenho duvidas com relação a onde devo casa, se aqui no Brasil ou quando chegar a Portugal. O que você acha que deve ser melhor.
    Ele no momento esta tentando legalizar o divorcio dele em Portugal, pois como ele se separou já no brasil, não tratou logo do divórcio la.

    Help me'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRIMEIRO ESPERE SAIR O DIVORCIO EM AMBOS OS PAÍSES...PQ CASO CONTRÁRIO SERÁ BIGAMIA....DEPOIS VC CASA EM PORTUGAL...PQ SE QUER MORAR EM PORTUGAL É MELHOR....AI DEPOIS VC LEGLIZA SEU CASMENTO NO CONSULADO BRASILEIRO E QDO FOR AO BRASIL CASA...FAÇA TUDO DE ACORDO COM AS LEIS

      Excluir
  52. Olá Debora.
    Parabéns e Felicidades.

    O vento estava a seu favor e ainda bem, vivo com meu companheiro a dois anos e agora queremos oficializar nossa relação, pedi minha certidão com efeito para casamento como manda a lei mas quando foram autenticar no consulado de Portugal em Salvador disseram que como era para efeito de casamento só podia autenticar com a declaração de Inteiro teor do registro de nascimento, só que fui registrada em Itabuna e não tenho familiar lá de modo que complica as coisa ter que tá pedindo favor, fiquei perdida,eu que nunca quis casar e quando decido casar vem esse pepinos para descascar, queria casar mês de Maio e já foi,agora quero ver se consigo resolver as coisas para mês de Junho vamos lá ver se consigo,morar em fim do mundo no Brasil só podia dar nisso.
    Bj e viva a sua Capital que esta atualizada!

    ResponderExcluir
  53. Bom dia,
    A minha esposa, gostaria de saber onde poderia conhecer um Português aqui em São Paulo, para poder se casar e morar em Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PELO AMOR DE DEUS...É POR ESSAS E OUTRAS QUE OS BONS BRASILEIROS PAGAM PELOS MAUS...TOMAJUÍZO RAPAZ!!!

      Excluir
  54. Olá Débora,


    Tenho uma dúvida gigantesca: vou me casar no final do ano em Portugal, atualmente meu noivo está no Brasil comigo mas vamos viajar em dezembro. Gostaria de saber se realmente é necessário esse estatuto de igualdade e cartão do cidadão para realizar o casamento, vi em um blog que o prazo de resposta é de em média 6 meses, o que provavelmente me impediria de casar pois nesse meio tempo me tornaria irregular, porém vi no portal do cidadão que é necessário apenas o certificado de capacidade matrimonial, titulo de autorização de residencia e passaporte...

    Ah e eu tbm não entendi o que é esse titulo de autorização de residência, se puder por favor me explique, vou ficar muito agradecida...

    ResponderExcluir
  55. OLÁ. SOU BRASILEIRA E ME CASEI EM LOURES COM UM PORTUGUES. ANTES DE IR, ME INFORMEI NO CARTÓRIO DAQUI SOBRE O PROCEDIMENTO APÓS O CASAMENTO. LLÁ ME SSERAM QUE BASTAVA TRAZER A CERTIDÃO DAÍ E APRESENTAR JUNTO, O COMPROVANTE DE ENDEREÇO DAQUI. CASAMOS LÁ E DIA 29 CHEGAMOS AO BRASIL. QUANDO VOLTAMOS AO MESMO CARTÓRIO, ELES NOS DISSERAM QUE ERA NECESSÁRIO TER REGISTRADO O CASAMENTO NO CONSULADO BRASILEIRO EM PORTUGAL. PODE??? AGORA ESTAMOS DE PÉS E MÃOS ATADOS. VOCE PODE ME FORNECER ALGUMA INFORMAÇÃO SE NO BRASIL, ALGUM CARTÓRIO FAZ ESSE REGISTRO SER TER QUE VOLTAR AÍ? VOCE JÁ VIU AÍ ALGUM CASO DESSES?
    UM ABRAÇO. LENI ALMEIDA, GOIÂNIA, BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATE ONDE SEI...TERÁ QUE LEGALIZAR SEU CASAMENTO DA CONSERVATÓRIA PORTUGUESA NO CONSULADO BRASILEIRO DE PORTUGAL SIM....( HÁ FORMULARIOS A PREENCHER E DOCUMENTAÇÕES PARA APRESENTAR E ASSINAR E TUDO ISSO DEVE SER FEITO POR UM DOS CONJUGÊS) E QDO CHEGAR AO BRASIL TERÁ 180 DIAS PARA CASAR EM UM CARTORIO BRASILEIRO...SO ASSIM ELE SERÁ VÁLIDO NO BRASIL..CASO CONTRÁRIO SO SERÁ CASADA EM PORTUGAL..BOA SORTE.

      Excluir
  56. Eu sou brasileira e gostaria de saber se algum de vocês que estão vinvendo em Portugal poderia me empregar ou me indicar algum site com oportunidades de emprego! Namoro um português que conheci durante o intercambio neste ultimo ano e, pretendo retornar depois de me formar aqui no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e só então nos casarmos em agosto de 2015. Entretanto, gostaria de retornar a Portugal com uma chance de emprego. Nao gostava de abandonar oe meus anos de estudo. Muito obrigada! Me ajudem! É uma historia mesmo linda, falta só meu emprego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA...AQUI A CRISE ESTÁ FEIA...NÃO PENSE QUE VAI TER VIDA DE MADAME COMO MUITAS BRASILEIRAS PENSAM...VAI RALAR E MUITO...E TEM OUTRA AQUI MESMO VC TENDO UNIVERSIDADE (PRECISA LEGALIZAR SEU DIPLOMA NO CONSULADO PORTUGUÊS E MESMO ASSIM A GRADE CURRICULAR AQUI DOS CURSOS SÃO DIFERENTES DO BRASIL..SE FOR EXECER A PROFISSÃO TERÁ QUE ESTUDAR MAIS E FAZER AS MATÉRIAS QUE FALTAM E UNIVERSIDADE AQUI É PAGA E CARA)...VAI ENCONTRAR É SERVIÇO BRAÇAL...GANHAR SUPER POUCO..NA FAIXA DE 300 A 500 EUROS POR MÊS...ENTÃO PENSE BEM ANTES DE DEIXAR UMA VIDA TRANQUILA NO BRASIL E VIR PARA CÁ...TUDO BEM QUE O AMOR A LINDO....MAS QDO A NECESSIDADE ENTRA PELA PORTA O AMOR SAI PPELA JANELA.

      Excluir
    2. TUDO QUE ESTE LHE DISSE E VERDADE ESTOU A 12 ANOS AQUI EM PORTUGAL E SEM CONTAR QUE TENS QUE EXERCER FUNÇOES DE MAIS QUE UMA FUNCIONARIA SO TRABALHA PARA PAGAR RENDA[ALUQUER) E SEM CONTAR QUE O GOVERNO MANDOU OS PORTUGUESES I M I G R A R E M
      ASSIM SENDO FORAM ATE OS BRASILEIRO QUEM ESTA AQUI E RESISTENTE.


      Excluir
  57. A pessoa poderia casar após o período de turismo vencido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO VAI DEPENDER DA CONSERVATÓRIA....MAS JÁ TE ALERTO...VC PODE RENOVAR SEU VISTO ....É O MAIS CORRETO...PQ SENÃO QDO FOR SE LEGALIZAR NO SEF MESMO ESTANDO CASADA PAGARÁ MULTA....QUALQUER VISTO VENCIDO E NAO RENOVADO PAGA MULTA.

      Excluir
  58. Ola bom dia! Sou Brasileira e namoro com um Português mas ele foi pra Alemanha,e eu fiquei aqui em Portugal...Vou da entrada para me legalizar em Portugal.Quando eu já estiver legalizada eu posso viver na Alemanha com ele ou é preciso algo mais?... por exemplo ser casada com ele,mesmo eu tendo o cartão cidadão de Portugal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTAR LEGALIZADA EM PORTUGAL NÃO SIGNIFICA QUE ESTARÁ LEGALIZADA EM QUALQUER PAÍS DA EUROPA...A LEGALIZAÇÃO É DIFERENTE DA NATURALIZAÇÃO...PROCURE O CONSULADO DA ALEMANHA E PEÇA INFORMAÇÕES...BOA SORTE!!

      Excluir
  59. Boa noite, sou brasileira e vou me casar com um portugues.. gostaria de saber se vc conhece algum despachante para mandar vir a certidao de nascimento?
    Obrigado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MELHOR PEDI A UM FAMILIAR ...ELE PEDE A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR E ENVIA AO COSNULADO PORTUGUES PELO CORREIO PARA LEGALIZAR....ESSA COISA DE DESPECHANTE É COMPLICADA..PQ NEM TODO MUNDO TEM BOA FÉ...E SE ALGUMA DOCUMETAÇÃO SUA CAIR EM MÃOS ERRADAS PODE COMLICAR SUA VIDA..BOA SORTE!!

      Excluir
  60. ENTREI AQUI POR ACASO E COMECEI A LER ALGUSN POST ...SOU BRASILEIRA E CASADA COM UM PORTUGUÊS...NÃO VIM PARA PORTUGAL COM INTENÇÕES DE TRABALHAR... CASAR OU MORAR ...MAS ACONTECEU...NÃO TIVE PROBLEMAS NENHUM PARA CASAR OU LEGALIZAR-ME AQUI...SÓ TENHO UMA COISA A DIZER...QUANDO AGIMOS DE BOA FÉ..NADA É COMPLICADO...AS PESSOAS QUE DIZEM QUE É TUDO MUITO COMPLICADO EM RELAÇÃO A DOCUMENTAÇÃO PODE TER CERTEZA QUE NÃO ESTÁ AGINDO DE ACORDO COM AS LEIS LOCAIS...MAS PARA ISSO TEM QUE CORRER ATRÁS E GASTAR DINHEIRO PAGANDO LOCOMOÇÕES,DOCUMENTAÇÃO, TAXAS E MAIS TAXAS...ENTAO SÓ DIGO O SEGUINTE...QUEM NÃO CUMPRIR AS LEIS COM CERTEZA NUNCA CONSEGUIRÁ LEGALIZAR-SE AQUI OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO...PS.UMA COISA QUE APRENDI AQUI...BRASILEIRO NÃO AJUDA BRASILEIRO...TODA INFORMAÇÃO QUE OBTIVE SOBRE LEGALIZAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E OUTRAS COISAS FOI PQ EU CORRI ATRÁS...PARA TODOS OS BRASILEIROS QUE EU PERGUNTAVA ALGO E QUE JA MORAVAM AQUI A ANOS...NUNCA SABIAM INFORMAR NADA...OU MELHOR DIZENDO...NÃO INFORMAVAM PQ NÃO QUERIAM...BOA SORTE PARA QUEM ESTÁ AGINDO DE BOA FÉ...PQ TENHO CERTEZA QUE IRÁ DAR CERTO...BJS!!

    ResponderExcluir
  61. Boa noite!por favor tenho três doumentos a ser carimbados no consulado da frança e preciso agendar pela internte ou não e se for pissivel. gostaria de saber os custo de cada legalização moro no Rio de Janeiro estou viajando para a frança em dezembro para tratar do casamento.Obrigada

    ResponderExcluir
  62. ola,boa noite. sou brasileira e estou em Portugal com visto de turista.ja estou aqui a 26 dias.sou noiva de um português e queríamos nos casar agora aproveitando que estou aqui em Portugal.o que devo providenciar primeiramente e se aceitam me casar aqui sendo que tenho apenas o visto de turista.me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cara colega, primeiramente você necessita de sua certidão de nascimento emitida a pelo menos 6meses no Brasil, após isto tem levar esta certidão ao consulado de Portugal no Brasil para ser autenticado e ter veracidade de um documento legal, comparecer ao cartório de registro civil juntamente com seu passaporte e certidão e marcar data para entrevista no conservatório escolhido pelos noivos.

      Excluir
  63. ola,boa noite. sou brasileira namorada de um frances e queremos nos casar o que devo para providencia para ele vii para o brasil sendo que ele tenha apenas o visto de turista , ele quer viir permanente para o brasil o que eu devo fazer e o que preciso fazer para ele viir ao Brasil me ajudem por favor e o que precisa para ele viir ao brasil

    ResponderExcluir
  64. Boas.
    Sou português, a minha namorada é brasileira, vou recebê-la aqui em Portugal no próximo mês, e vamos casar. Ela já tem a certidão de nascimento autenticada pelo consulado português no Brasil e o Passaporte, que é a única coisa que me pediram no conservatório, e ela vem como turista durante 2 meses e meio, com passagem de ida e volta (porque assim exigiram), com a minha carta convite em mãos (com a minha assinatura reconhecida num notário), que já enviei para ela. Gostaria de saber se ao avançarmos com o casamento possa existir algum conflito por ela vir como turista, principalmente quando o cartório notificar o SEF de que vamos casar (a senhora do cartório disse-me que avisam sempre o SEF).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuno, eu não costumo responder os comentários por aqui (geralmente respondo por email, as respostas aqui expostas são de outros leitores), mas vi que você está com tudo aparentemente direitinho e já bem orientado. A senhora do cartório onde eu me casei há 3 anos atrás também me disse que avisam o SEF e que verificação do SEF em relação a vericidade desse casamento pode demorar 4 meses. Não se aflija, pois tenho esperança que seu processo seja rápido e em breve vocês já estarão casadinhos e felizes. Sobre alteração do estado civil, deve ser feito no consulado do Brasil aqui em Portugal. Depois disso, ela pode ir ao cartório no Brasil para registrar vosso casamento lá no Brasil e você também ter o direito de pedir, no futuro, a cidadania brasileira. Espero ter ajudado e desejo felicidades. Debora Midori

      Excluir
  65. Boas de novo!
    Outra questão que me esqueci de colocar:
    Depois de casada, os documentos brasileiros que a minha namorada terá que renovar devido à alteração do estado civil, podem ser feitos na embaixada/consulado do Brasil em Portugal, ou terá que ir de prepósito ao Brasil? Relembro que ela vem como turista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI faz tudo no consulado, mas sugiro somente mudar o estatus civil se ela nao tiver nada no BR no nome dela, este e eprobelma, se mudar o nome e estatus civil toda documentacao dela no Brasil, escritura, Rg CPF tera q ser alterada, eu escolhi nao mudar meu nome.

      Excluir
  66. ola sou portugues e moro no brasil faz 11 anos,nao sou casado mas tenho visto de permanencia aqui no brasil,tenho um filho de 5 anos com minha companheira,agora pretendo voltar para portugal,como faço para pedir visto de residencia para ela,meu filho e meu enteado? ela nao quer nacionalidade mas sim apenas visto de residencia para ela e os dois filhos um meu e outro só dela é possivel? agradecia muito mesmo que me elucidasse pois estou voltando em maio para portugal,meu email é donalinacafe@gmail.com.
    obrigado
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. va ao SEF e diga que quer fazer Juntamento Familiar. Boa sorte

      Excluir
  67. ola tudo bem sou brasileira e vivo na espanha ja faz mas de 8 anos e tenho a documentacao da espanhe e gostaria de casar com um portugues que nasceu en francia mas tem doble nacionalidade francesa e portuguesa mas vive na espanha comigo . onde seria melho para casar na Espanha , Portugal , Francia no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escreva pra uma conservatoria aqui de PT, eu me casei da do SEIXAL. muito pratico.

      Excluir
  68. Olá, sou brasileira e ainda moro aqui e meu namorado é português mas mora com a família na França.
    Você sabe dizer se é mais fácil ir a Portugal para nos casarmos ou se na França é a mesma coisa? É preciso também fazer o procedimento no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Portugal, na conservatoria do SEixal e mais pratico.

      Excluir
  69. ola bom dia a todos, a minha questão e a seguinte :
    eu casei ontem com a minha mulher naturalidade brasileira acontece que a situação dela em Portugal e a de ilegal ,nos já temos um filho de 5 meses e ontem dia 9/4/2015 casamos no registro civil de Lisboa , mas permanecem me ainda algumas duvidas sobre a legalização dela pois que e que tenho de fazer agora ? onde tenho de ir ? com quem falar ? enfim alguém me pode ajudar por favor ? agradeço por favor alguém nos ajude deixo aqui meu email : luis_chronopost@msn.com
    a todos muitas felecidades

    ResponderExcluir
  70. Sou português e estou a querer emigrar para o Brasil, como muitos já fizeram! Eu não percebo como é que existe pessoas a querer voltar para portugal em uma altura destas! Falta de emprego cá é muito grande, salários baixos mal se consegue viver com custo de vida que existe. Os brasileiros(que são a nossa maior comunidade emigrante em Portugal) que cá residiam estão todos a voltar ao Brasil! Portugueses está tudo emigrar para outros países na UE, ou para Brasil e angola... Querem um conselho não venham para portugal! Nem para a Europa lol! A crise e a falta de emprego é muita, para nao falar que vida cá é mesmo muito cara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Helio, olha acho q no Brasil tambem vc nao vai encontrar grande coisa nao, alem do salario la ser baixo, a inflacao so aumenta, comida cara. E pior nao tem seguranca , e saude e educacao faliram, exceto as cidades do interior talvez. Mas boa sorte ... espero que consiga alcancar seus objetivos.

      Excluir
  71. Olá pessoal, me chamo Kenya e sou brasileira, noiva de um português e reside na Inglaterra mas é madeirense, pretendemos nos casar em breve em Madeira, próximo mês estaremos viajando pra lá, nos encontraremos em Lisboa e de lá seguimos viagem para madeira. Quero levar comigo todos os papéis necessários para darmos entrada no casamento, já tirei uma nova certidão de nascimento e levei ao consulado português para ele por o "celo". Minha dúvida é quais são as documentações necessária para darmos entrada no casamento?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom vou me casar e na conservatoria me pediram,passaporte válido,certidão de nascimento aútenticada pelo consulado do br em sp,morada,dele copia do BI e morada

      Excluir
    2. eu tenho a copia da certidao autenticada sera que serve?

      Excluir
  72. Ola!

    Eu e a minha namorada que reside no Brasil pretendemos casar este ano. O que é preciso para o casamento acontecer em portugal:
    - Documentos meus e dela?
    - É preciso ser autenticado la no Brasil caso seja dela os documentos?
    - Se tudo tiver entre os conformes posso ir ao registo civil marcar a data?
    - Tenho que ir ao meu consulado de portugal dar entrada que ela vai casar comigo?
    - Se depois de casado ela e obrigada a ir para Brasil por causa do visto de turismo ou tenho que pedir em portugal um visto permanente para ela?
    - O que preciso para ela tirar os documentos de ca (seg. social, medico, contribuite, bi)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso se ela for solteira certidão de nascimento autenticada pelo consulado do br,passaporte válido se for divorciada certidão de nascimento com averbação do divorcio e autenticada pelo consulado do.br,morada,seu só BI e morada

      Excluir
    2. Pessoal a 2 semanas decidimos casar ,eu vivo em portugal desde julho do ano passado,estou a 4 meses inlegal,levei meus documento a uma conservatoria no porto,rua de celta n 16,chegando lá a moça me disse pra tirar novo passaporte com meu atual nome de divorciada pq o antigo era de qd eu estava casada,fiz certinho enviaram para o sef na outra semana eles me ligaram me perguntaram milhares de coisas ,até quem havia pago as passagens para eu vim para cá,aonde nos conhecemos e tals,em seguida ligaram para meu noivo e fizeram as mesmas perguntas,ele respondeu também o mesmo,e essa semana a conservatoria me ligou e disse que já estava autorizado tudo que eu poderia dá entrada ,já que tenho todos documentos que me pediram no caso foi o passaporte atualisado,certidão de nascimento com averbação de divorcio no verso,BI do sérgio e morada,bom agora é se preparar pro casório e depois ir ao sef dá entrada na residência,pagar a multa e correr atrás do resto..

      Excluir
  73. Boa noite , sou brasileira e noiva de portugues ha 2 anos , pra ir ter com ele vou comprar bilhete de ida e volta c seguro pra 2 meses e levo uns 3 mil euros, passaposte ,visto e registro de solteira .Alguem sabe me dizer quanto tempo leva pra marcar o casamento e casar em portugal? E tambem se tenho a carta dele me convidando e me dando estadia e alimento , quanto euros por dia a alfandega vai me exigir que eu leve por dia nestes dois meses pra permanecer em Portugal? Desde já obrigada e por favor me ajudem n aguento mais esta distancia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Eu tambem namorei a distancia por 1 ano e decidi vir morar em Portugal ha 1 ano. Eu tambem tive que comprar a passagem de volta, pois como tenho o visto de turista, é obrigatório ter a passagem de volta, Quando voce em de turista eles não exigem valor para ficar no País. Pelo menos não pediu para mim.

      Vou me casar até Setembro, estou agora lendo a respeito e vou no notário e consulados para tirar todas as infs. Mas caso você ainda não tenha vindo para cá e tem certeza que vai casar quando chegar aqui, já tras o documento dai do Brasil. A marcação aqui nao demora.
      Boa sorte ;)

      Excluir
    2. Obrigada amiga, vai dando mais detalhes aki de como foi correndo teu casório quero saber e estou torcendo por vcs eheheeh , Deus abençoe q de tudo certo e sejam muito felizes ,mil bjinhos

      Excluir
    3. Oi gente, eu tambem pretendo casar, tenho em maos a Certidao de nascimento interior TEOR , mas somente a copia desta esta autenticada, pois li no site do consulado que o necessario seria a copia da mesma devidamente autenticada pelo COnsul. de PT em minha cidade e tals. Hoje fomos em uma conservatoria e a Juiza nao quiz aceitar copia autenticada pois alegou "trabalhar" somente com a Original . Ja aconteceu isso com vcs?

      Excluir
    4. OI, comigo a alfandega nao exigiu nada, apenas mostrei a passagem IDA e Volta , e carta convite. Eu levei mil euros e cartao de credito caso precisassem, mas foi tranquilo. te desejo boa viagem.

      Excluir
  74. Olá!!! alguem sabe me dizer quando de grana nos pedem por dia p levar p viagem do Brasil pra Portugal ? Tenho a carta convite do meu tuga c moradia e despesas.obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, olha sao pelo menos 1000 Euros, eu treouxe 600 e cartao de banco caso pedissem, nunca precisei mostra nada nem comprovar , alem da carta convite e passag Ida e Volta. Boa sorte.

      Excluir
  75. Boa noite, qual são os documentos pra levar do Brasil pra Portugal para me casar? observação: sou solteira .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI isso vai depender da conservatoria, mas de base oq todos pedem e sua certidao de nascimento INTEIRO teor, devidamente autenticada pelo Consulado geral de POrtugal em sua cidade. Boa sorte.

      Excluir
    2. Vc Precisa da Certidao Original de nascimento legalizada no Consulado de POrtugal em sua cidade. Passaporte valido ate pelo menos 6 meses antes de terminar a validade.Boa sorte

      Excluir
  76. Boa noite. Sou brasileira e vivi em portugal a 7 anos e 5 anos com documentação legal e dois sem. Mas tive que retornar ao brasil em 2011 e minha documentação acabou vencendo no ano seguinte sera que terei problema em entrar em portugal.

    ResponderExcluir
  77. (...)A Conservatória de Lisboa tem ciência que no Brasil não existe um documento formal para afirmar a capacidade matrimonial de um cidadão, por isso, eles não o pedem. Mas em outros lugares, como em Oeiras, me pediram.(...) Desculpe, essa informação não esta correta.
    Existe sim um documento formal chamado declaração de estado civil e nem sempre os cartorios brasileiros emitem. Nesse caso, os Consulados brasileiros emitem mediante preenchimento de formulario assinado pelo interessado e mais 2 testemunhas.

    ResponderExcluir
  78. Ola, que legal. Estou namorando um portugues ha 3 meses e pretendemos nos casar ano que vem. Muito bom saber como se faz e esclarecedoras suas dicas.
    Parabens, Deus abençoe. Quando precisar, quero poder te contar e contar com sua ajuda rsrsr.

    ResponderExcluir
  79. Olá a 5 anos que estou cá em Portugal! Quero me casar com um português nos temos 3 anos de namoro eu preciso sabe que documentos precisa praia casa aaaa e eu sou ilegal alguém me ajuda com infomacoes?

    ResponderExcluir
  80. Boa noite
    Preciso que me esclareçam um dúvida cruel...
    Pretendo me casar, na conservatória me pediram certidão de estado civil, fiz o pedido para uma agência que trata desse tipo de documento, mas ele está me enviando uma certidão negativa de casamento, alguém sabe me dizer se essa certidão negativa de casamento serve para casar?
    Desde já agradeço a atenção
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se poder procure outra concervatoria, a maioria nao pede mais isso, vc precisa de Certidao de Nascimento INterio teor com a selo do Cons. de Portugal no Brasil. e estar matriculada no Consulado do Brasil em Portugal. Essa certidao negativa de qualquer forma precisa estar com selo do Consulado de PT no Brasil. Abracos

      Excluir
  81. Boa noite ! por favor alguém sabe me informar se preciso da declaração de solteira alem do registro consolidado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, isso depende de sua conservatoria em que vai casar a maioria so pede Certdao de nascimento INTEIRO TEOR dentro do preazo de seis meses, e estar matriculada no consulado do Brasil em Lisboa.

      Excluir
  82. Ola boas sou portugues a trabalahar na ingkaterra mas a minha namorada e brasileira e esta em portugal como faxer para ela vir para inglaterra ja que ela so tem o passaporte

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde? tudo bem?

    O meu caso é o seguinte:

    Eu sou brasileira, moro no Brasil e namoro com um português faz alguns meses, em junho deste ano pretendo ir morar com ele em Portugal. Estamos procurando emprego pra mim (esta difícil), não sei se vamos conseguir, contudo pretendo ir morar com ele mesmo se eu não arrumar nada.

    Queremos casar sim, mas depois de 1 ano, se tudo der certo. A minha dúvida é: eu posso ir para Portugal sem visto, ficar lá durante os 90 dias (período que pode se permanecer sem visto), e durante esses 90 dias ir procurando emprego para poder permanecer em Portugal (legalmente). E se eu conseguir esse emprego, como faço para pedir um visto de trabalho, já estando lá??? É possível?

    Se durante esse prazo de 90 dias eu não conseguir arrumar um trabalho, ai iremos nos casar para então eu conseguir adquirir a permanência (visto de residência) no pais sem necessitar de visto de trabalho

    Mas eu gostaria a principio de conseguir um visto sem precisar casar. Quais as informações que você tem a respeito disso?

    Agradeço imensamente se você vier a me responder.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi conseguiu resolver suas questões. Se tiver contrato vá ao SEF e passa visto de trabalho

      Excluir
  84. Oi, para ficar em PT nesse momento a trabalho vc precisa de alguem que te contrate, vc vai ao SEF com uma proposta de trabalho e eles te registram e prolongam sua estadia. agora vc pode ficar 90 dias +90 dias como turista leve com vc passagem de volta p seu pais reservada, e alguem va com vc ao SEF dizendo ser responsavel por vc, essa pessoa deve levar comprovante de rsidencia e e comprovante de como se manter. Voce tambem pode permanecer mediante a cursos que vc esteja fazendo, va ao SEF e comprove sua matricula o tempo do curso e ter onde ficar e se manter. esse e meu email sandramonitora@gmail.com abracos

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde.

    A minha noiva vem agora do Brasil e eu gostaria de saber o que é que preciso de fazer para ela começar a trabalhar. Já sei que tenho que a inscrever nas Finanças, e tal. Ela tem morada fixa, e tem os documentos todos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de alguém que de contrato a ela. Aí começa a descontar o Segurança Social

      Excluir
  86. Ola eu sou português e a minha namorada e brasileira e queremos casar ca em Portugal que decumentos dela eu preciso ter para tratar do nosso casamento vivo em santo Tirso Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Depende da conservatória. É certo que pedirão passaporte dela e Certidão de nascimento legalizada no consulado de Portugal no Brasil. Além disso me pediram certidão da matrícula do consulado Brasil em Lisboa 5 euros, pagamos taxa de 120 euros na conservatória e casamos. Depois vá ao SEF p fazer a residência dela.

      Excluir
  87. ola sou portugues e pretendo casar na tunisia com uma tunisina ,tratei de todos
    os documentos para isso,no registo entreguei todos os documentos para me passar o certificado capacidade matrimonial me disserao que os documentos tinhao de ir para o sef,passado algum tempo me disserao que o sef mandou o processo para tribunal,ate agora nada sei,gostaria que me ajudassem a escrarecer o que fazer pois tenho urgencia disto ,obrigada

    ResponderExcluir
  88. Olá pessoal!
    Eu sou brasileiro e quero me casar com minha namorada Portuguesa.
    Segundo a informação que me passaram, eu só preciso da Certidão de Nascimento devidamente legalizada no consulado Português no Brasil e o meu passaporte com visto válido (carimbo com menos de 3 meses de entrada)
    Quando eu fui ao Registro Civil de Aljezur (o mais perto da minha casa) me falaram que eu preciso de um "Certificado de solteiro" emitido pelo consulado do Brasil em Portugal.
    Essa informação é correta??
    Alguém sabe como faço para emitir esse certificado??
    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil não emite esse documento. Mas tenta conversar nos cartório de sua cidade que vc nasceu. Normalmente precisam de duas testemunhas e cobram uns 300 reais. Derepente se vc for em pura conservatória não te possam isso. Me casei no Seixal e foi bem simples. Boa sorte.

      Excluir
  89. Ola Boa noite sou Brasileira a um(1) ano conheci um rapaz de nacionalidade Portuguesa que veio passear no Brasil e tivemos um flerte depois ele voltou pra sua cidade e perdemos o contato. Mais depois de uns mêses nós encontramos pelo face e começamos a bater papo de novo e ele me convidou pra conhecer Portugal fui e passei 3 mêses com ele e quando, voltei para o Brasil já decidida a voltar em setembro pra casar. A minha pergunta é que documentação tenho que levar para dá entrada nos papeis em Portugal e quando vir passear no Brasil meu casamento e valido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ir ao consulado no Brasil e lá eles vão te dar uma lista de documentos que tem que trazer para portugal

      Excluir
    2. Sou Brasileiro estou com visto de trabalho minha mulher está no Brasil e quero trazer ela pra cá,com o visto de turista dela e o meu visto de trabalho eu consigo me casar com ela em Portugal ou tenho que fazer outro modo para mê casar com ela?

      Excluir
    3. Oi depende da conservatória que vai casar, a minha foi do Seixal. Pra ele tuga divorciado pediram apenas o Bi. Pra mim brasileira solteira pediram Matrícula no Consulado de Brasil em Lisboa, passaporte e Certidão de nascimento com selo do consulado de Pt do Rio de Janeiro. Pagamos taxa de 120 euros. Depois agende no SEF pra pedir sua residência. Felicidades. Meu email pra tirar dúvidas se quiser sandramonitora@gmail.com

      Excluir
    4. Depois de casada vc vai tb ao consulado do Brasil em Lisboa p registrar seu casamento. No site vc agenda e leva os documentos. No Brasil vc leva todos esses documentos e registra no cartório de lá tb.

      Excluir
  90. Olá,eu também já dei entrada na papelada para casar,só precisou da certidão de Nascimento e uma declaração que você é mesmo solteira,(feita no cartório da sua cidade)que depois você levará ao consulado português para carimbar e o passaporte mais nada.Espero que ajude!

    ResponderExcluir
  91. Olá sou um português, divorciado a residir em Portugal que conheceu uma senhora brasileira, solteira através das redes sociais. Ja nos encontramos pessoalmente quer em território brasileiro quer aqui em Portugal. Muito em breve irei novamente ao Brasil para me casar pelo que gostaria que informassem sff quais os documentos necessários para tal.
    Antecipadamente grato, obrigado

    ResponderExcluir
  92. Olá sou um português, divorciado a residir em Portugal que conheceu uma senhora brasileira, solteira através das redes sociais. Ja nos encontramos pessoalmente quer em território brasileiro quer aqui em Portugal. Muito em breve irei novamente ao Brasil para me casar pelo que gostaria que informassem sff quais os documentos necessários para tal.
    Antecipadamente grato, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo sugiro a vcs se casarem aqui primeiro e assim depois só averbar lá o casamento desse jeito será menos burocrático. Eu me casei com meu tuga, sendo eu solteira e ele divorciado, na conservatória do Seixal. Pra ele pediram só o Bi. E pra pediram passaporte, certidão de matrícula no consulado do Brasil em Lisboa 5 euros, e minha certidão de nascimento original certificada pelo Consulado de Portugal no Rio de Janeiro válida p 6 meses,eu já trouxe comigo este documento do Brasil , pagamos a taxa de 120 euros e pronto. Te desejo felicidade

      Excluir
  93. olá sou portugues me casei dia 8 de junho com uma Brasileira, eu e ela erámos divorciados, e foi mesmo muita informação errada, e gastos desnecessários. Na conservatória de Leiria fui avisado que tenho providenciar os documentos da minha esposa, mas não me informaram nada, parece incrível porque tanta dificuldade para uma informação correta.
    Liguei ao SEF e me informaram que tenho que ir ao consulado do Brasil em Lisboa, primeiro e alterar o passaporte, depois marcar por telefone um dia e horário para ir pessoalmente a SEF.
    Enfim,
    vivo em Leiria e a minha dúvida é:
    Acrescentamos meu sobrenome ao nome da minha esposa., o passaporte dela precisa ser alterado? É o que sei ??????
    Se eu for a Lisboa, consigo resolver no mesmo dia?
    Quanto vai custar esta mudança?
    Ela veio a Portugal em 2012, ficou 3 meses, voltou ao Brasil.
    Depois veio em 2014, ficou 20 dias e retornou ao Brasil, e veio agora em abril de 2016. E casamos em 08 de junho de 2016.

    ResponderExcluir
  94. Olá,
    Gostaria muito da sua ajuda.
    Meu namorado tem cidadania portuguesa e nós pretendemos ir para portugal no próximo ano.
    Pretendo ir para portugal estudar e me casar com ele lá.
    É parecido com o seu caso?
    Consigo me casar com ele com visto de turista?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Brasileira. Me casei no em junho 2016 aqui em Portugal.

      Excluir
  95. Oi. Turista pode casar aqui em Portugal dentro do prazo de 3 meses. Foi oq me disseram na conservatória. Eu solteira brasileira me casei com certidão de nascimento original certificada pelo Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, cidade onde nasci. Passaporte e Certidão de matrícula no consulado do Brasil em Lisboa custa 5 euros. meu marido português apenas o cartão cidadão. Ah minha certidão de nascimento precisa estar dentro do prazo de seis meses de emissão, e em inteiro teor. Bj boa sorte

    ResponderExcluir
  96. Oi. Turista pode casar aqui em Portugal dentro do prazo de 3 meses. Foi oq me disseram na conservatória. Eu solteira brasileira me casei com certidão de nascimento original certificada pelo Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, cidade onde nasci. Passaporte e Certidão de matrícula no consulado do Brasil em Lisboa custa 5 euros. meu marido português apenas o cartão cidadão. Ah minha certidão de nascimento precisa estar dentro do prazo de seis meses de emissão, e em inteiro teor. Bj boa sorte

    ResponderExcluir
  97. Olá. Sou Brasileira. Meu namorado é brasileiro mas filho de portugueses. Tem a dupla cidadania. Como ele ainda tem a família no Porto (avó, tio, primos), ele quer casar por lá. Pelo que li por aqui não parece difícil, mas alguém teve a experiência de casar na Igreja Católica? Ou só no civil? E alguém sabe sobre o Porto sem tem algum detalhe a mais? Antes de eu concordar com essa ideia, estou pesquisando e não quero contar com a família dele por lá.
    Os custos me parecem que saem mais em conta que no Rio de Janeiro. Seria uma cerimônia pra família dele e minha e faríamos uma comemoração pequena. Alguém tem dicas de lugar? Como fazer? Obrigada. Bj

    ResponderExcluir
  98. Ola, sei que ja passou muito tempo, mas gostava de saber como conseguiu ultrapassar esta situação porque estou numa situação igual.

    ResponderExcluir
  99. Olá, sou brasileira e meu noivo português, vim a Portugal com visto de turista e na primeira semana já dei entrada no processo de casamento, só que já faz 1 mês e nenhuma resposta nos foi dada. Meu receio é de que esse processo ultrapasse o tempo que poderia ficar aqui, o que devo fazer? Só o fato de ter dado entrada no processo de casamento me garante que eu fique aqui se forma segura e tranquila? Ou eu devo torcer para que a aprovação saia antes de dar o meu tempo de turista? Sei que posso renovar minha estadia, o processo de casamento me serve como justificativa plausível para que aprovem a renovação de tempo? Outra dúvida: supondo que até mesmo com a prorrogação do meu tempo como turista, se depois disso Ainda não me derem nenhuma resposta, como ficaria a minha situação em Portugal? O que poderia fazer pra nada nos atrapalhar?

    ResponderExcluir
  100. Olá, sou brasileira e meu noivo português, vim a Portugal com visto de turista e na primeira semana já dei entrada no processo de casamento, só que já faz 1 mês e nenhuma resposta nos foi dada. Meu receio é de que esse processo ultrapasse o tempo que poderia ficar aqui, o que devo fazer? Só o fato de ter dado entrada no processo de casamento me garante que eu fique aqui se forma segura e tranquila? Ou eu devo torcer para que a aprovação saia antes de dar o meu tempo de turista? Sei que posso renovar minha estadia, o processo de casamento me serve como justificativa plausível para que aprovem a renovação de tempo? Outra dúvida: supondo que até mesmo com a prorrogação do meu tempo como turista, se depois disso Ainda não me derem nenhuma resposta, como ficaria a minha situação em Portugal? O que poderia fazer pra nada nos atrapalhar?

    ResponderExcluir

Os mais lidos