domingo, 23 de setembro de 2012

Minha primeira multa em Portugal. Permissão Internacional para Dirigir.


Quando comecei a conduzir aqui em Lisboa sabia que muitas emoções ainda estariam por vir. Até escrevi isso num outro artigo O transito em Lisboa.
Pois então, tive a minha primeira multa. E vou contar porquê.

Tirei minha Permissão Internacional para Dirigir lá no Detran de São Paulo. Foi super fácil, entregaram-na em casa rapidinho. Achei que ela substituía minha carteira de habilitação original, o que é verdade. Mas aqui em Portugal…

Aqui em Portugal, é diferente. O Polícia (aqui policial chama-se polícia) me parou, numa operação Stop, muito comum, o que costumamos chamar de Blitz no Brasil. Pediu meus documentos e eu, toda orgulhosa, mostrei minha Permissão Internacional para Dirigir. Eis, que para minha surpresa, o Polícia diz que precisava apresentar, junto com a Permissão Internacional para Dirigir, a minha carta de condução original.

Não está escrito explicitamente em nenhum lugar, mas no código de transito português há regras explícitas que devemos cumprir, e estas, devem ser do conhecimento do condutor. O Polícia me mostrou e deixo aqui algumas regrinhas básicas quando você conduzir por aqui:

A carta de condução, ou como chamamos no Brasil, a carteira de habilitação, deve sempre acompanhar a Permissão Internacional de Dirigir. Aliás, conforme foi-me explicado, como somos países de língua portuguesa, essa permissão perde um pouco o sentido, visto que ela só serve para substituir a carta de condução em países de línguas estrangeiras.

Segundo o Chefe da Polícia de Transito, a interpretação dessa norma vai da sensibilidade de quem o abordar. Infelizmente, o Polícia que me atuou não foi muito sensível e seguiu a regra como manda o figurino. Tomei multa!



A carta de condução brasileira é válida em território português e vice e versa, durante o período de 185 dias. Após esse período, é necessário trocar pela carta de condução do país em que está a residir.
Logo depois do susto, fui trocar minha carteira de habilitação brasileira pela minha carta de condução portuguesa. Foi tranquilo. Mas para minha surpresa, o processo vai demorar mais de um ano e de 6 em 6 meses, terei que voltar ao IMTT (o equivalente ao Detran), para renovar o documento onde regista a minha solicitação de troca.

Com isso aprendi que, independente da sensibilidade do Polícia, o melhor é andar com tudo certinho e procurar se informar de todas as maneiras. Recomendo a Permissão Internacional para Dirigir, pois como o próprio oficial de transito me disse, “mostra que a senhora teve a preocupação de procurar andar com todos os documentos corretos”. E também aprendi que não é preciso levar um susto, como uma multa, por exemplo, para atualizar seus documentos e andar com tudo certinho.
Agora com os documentos de transito devidamente atualizados com a Legislação Portuguesa, conduzo para todo lado, tranquila e feliz.
Mais informações sobre troca decarta de condução no IMTT.

E sobre Permissão Internacional para Dirigir é só procurar o link onde consta Solicitação de PID - Permissão Internacional para Dirigir, no Detran.

Até as próximas emoções no transito português!

PS: os Polícias foram super educados e atenciosos comigo, além de serem todos uns gatos (acho todos eles bonitos, será que é a farda com os óculos escuros?). O que me chamou a atenção foi o procedimento de ser multada.  O Polícia deu-me esse papelzinho da foto e pediu para eu me dirigir à uma esquadra da polícia, o que chamamos no Brasil de Delegacia. Fui até lá e só através do Chefe da Polícia é fiquei sabendo quando terei que pagar. Terei! Porque ninguém me cobrou até agora, estou a espera de uma notificação das Finanças para pagar a multa no valor de 30,00€. Algumas diferenças que fazem toda a diferença!

9 comentários:

  1. Quando passam estes "papelinhos" é para que não levem a multa máxima para que o multado tenha oportunidade de se defender ao apresentar com tudo legal na esquadra ,mas terá que pagar sempre por esquecimento de um documento qualquer a multa mínima.Boas viagens .

    ResponderExcluir
  2. Pois é, levei a multa mínima, mas ainda não chegou nada para eu pagar aqui em casa. Estou a espera, pois tenho certeza que não vão se esquecer de cobrar. Obrigada por você sempre acompanhar o blogue.
    Um abraço.
    Debora

    ResponderExcluir
  3. tb tinha permissão internacional para dirigir... mas estive na loja do cidadão e logo me avisaram no IMTT, que como eu já estava aqui há quase 3 anos... eu teria que transferir minha carta de condução do brasil. Tb recebi apenas um papel... e me disseram que deve demorar para ocorrer a transferencia.. mas pronto, temos de andar com aquele papelzinho manhoso na carteira. kakaka
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. João Nuno Moreira16 de janeiro de 2015 09:53

    "Achei que ela substituía minha carteira de habilitação original, o que é verdade. Mas aqui em Portugal...". Não é verdade: a PID não substitui a carteira de habilitação nem em Portugal nem em nenhum outro país. Ela complementa-a, traduzindo o que consta na CNH para várias outras línguas. É claro que entre o português e o brasilês não deveria ser necessário, mas como os dois países são signatários da Convenção de Viena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, mas a pergunta que não quer calar: posso usar a PID pra conduzir depois dos 185 dias de entrada? Não encontro informação em lugar algum, e a "regra" dá margem para interpretações. Se você souber me informar, agradeço muito.

      Excluir
  5. SERÁ QUE AINDA DEMORA UM ANO PARA TROCAR CA CARTA BRASILEIRA PELA PORTUGUESAW
    QUANDO ENTREGAMOS A CARTA BRASILEIRA SE RECEBE UMA ESPÉCIE DE GUIA TEMPORÁRIA PARA CONDUZIR...QUE RIA SABER SE SO SE PODE CONDUZIR DENTRO DO TERRITÓRIO PORTUGUES COM ESSA GUIA...SE QUISER IR A ESPANHA OU FRANÇA? ESSA GUIA É ACEITA?

    ResponderExcluir
  6. Depois dos 185 dias ainda posso conduzir com a carta internacional ou não? Claro junto com a original!me respondam!

    ResponderExcluir
  7. Depois dos 185 dias ainda posso conduzir com a carta internacional ou não? Claro junto com a original!me respondam!

    ResponderExcluir

Os mais lidos